† Visões Ocultas Hackers. †


Chat Box! Go Large!

Site d filmes que coloquei no ar não deixe de visitar http://filmesrmvb.50webs.com/

10/30/2007

PHP.

O que é PHP
É uma linguagem para programar scripts do lado do servidor, que se incrustam dentro do código HTML. Esta linguagem é gratuita e de multiplataforma.


PHP é o acrônimo de Hipertext Preprocesor. É uma linguagem de programação do lado do servidor gratuito e independente de plataforma, rápido, com uma grande livraria de funções e muita documentação.
Uma linguagem do lado do servidor é aquela que se executa no servidor web, justo antes da página ser enviada através da Internet ao cliente. As páginas que se executam no servidor podem realizar acessos a bases de dados, conexões em rede, e outras tarefas para criar a página final que será vista pelo cliente. O cliente somente recebe uma página com o código HTML resultante da execução da PHP. Como a página resultante contém unicamente código HTML, é compatível com todos os navegadores. Podemos saber algo mais sobre a programação do servidor e do cliente no artigo o que é DHTML.

Uma vez que já conhecemos o conceito de linguagem de programação de scripts do lado do servidor podemos falar de PHP. PHP se escreve dentro do código HTML, o que o faz realmente fácil de utilizar, assim como ocorre com o popular ASP de Microsoft, porém com algumas vantagens como sua gratuidade, independência de plataforma, rapidez e segurança. Qualquer pessoa pode baixar através da página principal de PHP www.php.net e de forma gratuita, um módulo que faz com que nosso servidor web compreenda os scripts realizados nesta linguagem. É independente de plataforma, visto que existe um módulo de PHP para quase qualquer servidor web. Isto faz com que qualquer sistema possa ser compatível com a linguagem e significa uma vantagem importante, já que permite levar o site desenvolvido em PHP de um sistema a outro sem praticamente nenhum trabalho.

PHP, no caso de estar montado sobre um servidor Linux ou Unix, é mais rápido que ASP, dado que se executa em um único espaço de memória e isto evita as comunicações entre componentes COM que se realizam entre todas as tecnologias implicadas em uma página ASP.

Por último assinalamos a segurança, neste ponto também é importante o fato de que em muitas ocasiões PHP se encontra instalado sobre servidores Unix ou Linux, que são bastante conhecidos como mais velozes e seguros que o sistema operativo onde se executa as ASP, Windows NT ou 2000. Ademais, PHP permite configurar o servidor de modo que se permita ou rejeita diferentes usos, o que pode fazer da linguagem mais ou menos segura dependendo das necessidades de cada um.

Foi criado originalmente em 1994 por Rasmus Lerdorf, mas como PHP está desenvolvido em política de código aberto, ao longo de sua história teve muitas contribuições de outros desenvolvedores. Atualmente PHP se encontra em sua versão 4, que utiliza o motor Zend, desenvolvido com maior meditação para cobrir as necessidades das aplicações web atuais.

Esta linguagem de programação está preparada para realizar muitos tipos de aplicações web graças à extensa livraria de funções com a qual está dotada. A livraria de funções cobre desde cálculos matemáticos complexos até tratamento de conexões de rede, podemos dar dois exemplos.

Algumas das mais importantes capacidades de PHP são: compatibilidade com as bases de dados mais comuns, como MySQL, mSQL, Oracle, Informix, e ODBC, por exemplo. Inclui funções para o envio de correio eletrônico, upload de arquivos, criar dinamicamente no servidor imagens no formato GIF, inclusive animadas e uma lista interminável de utilidades adicionais.

Nenhum comentário: